Como Fazer uma Tira Politicamente Correcta (Lição 1)
April 28th, 2009O politicamente correcto é um conceito fluido, uma vez que o que é PC para a esquerda (sobretudo para o PC), pode não ser PC para a direita (sobretudo para o PP).
Por exemplo, para o PC é PC que o casamento gay seja uma questão de igualdade absoluta e que a alteração do art.º 13º da Constituição tornou inconstitucional a não extensão dessa instituição burguesa e decrépita aos homossexuais, a partir do momento em que o primeiro exemplar com o texto revisto chegou à Livraria Jurídica do Centro Comercial Arco-Íris.
Da mesma forma, para o PP é PC que tem de haver muita polícia – um polícia em cada esquina, e em todas as pastelarias da Av. de Roma e Av. da República – e que os agentes devem ter licença para matar em caso de dúvida.
Com base nestes conceitos, publicamos agora duas versões PC, em forma de mural, e com base na tira CiEL#0134 (uma das suas mais bonitas, onde não falta sangue, nudez e uns salpicos de urina).
Esperamos que esta seja uma primeira lição útil, até porque é gratuita e não deve haver segunda. Quem estiver interessado em aprofundar, pode sempre inscrever-se no curso de Cartoon Político de Nuno Saraiva no Ar.Co. e pagar um balúrdio.
Para a Esquerda (imprimir em 600x244cm como referência de mural):
Para a Direita (imprimir em qualquer formato e colocar na sala de jantar, pois mural é coisa de comuna)